Florianópolis / SC
contato@consultoriavidaselvagem.com.br (48) 98809-9314

Criadores de animais silvestres

Institucional - Vida Selvagem

Criadores de animais silvestres

 Criadouros de Animais Silvestres

Nunca compre um animal silvestre procedente do tráfico na beira da estrada, em uma feira livre ou em um depósito clandestino. Os animais  nascidos em cativeiro autorizado pelo Ibama, são cercados de todos os cuidados veterinários,  são anilhados nos primieros dias de vida, sexados, vendidos com nota fiscal e de forma legal, conforme estabelece as normas do IBAMA.

Ter um animal silvestre em casa, ou uma criação de animais silvestres requer grande responsabilidade: respeito as características comportamentais do animal, cuidados com a sua alimentação, prevenção e tratamento de doenças, fornecimento de abrigo, alimentação e segurança adequados e respeito as leis vigentes.

Foi pensando nisso; no desejo que diversas pessoas têm em possuir um animal de estimação de forma legal e ainda na diminuição do tráfico de animais silvestres, que o IBAMA, a partir de 1993, publicou diversas portarias e instruções normativas, com o intuito de ordenar a criação de animais silvestres em cativeiro: nasciam assim os chamados criadouros de animais silvestres.

A existência desses criadouros é previsto na Lei de Proteção a Fauna- Lei nº 5197/67, na Lei de Crimes Ambientais - Lei nº 9605/98 e no Decreto que regulamentou essa Lei, o Decreto nº 3179/99. Estes instrumentos legais regulamentam o registro e funcionamento dos criadouros de animais silvestres, nas mais variadas modalidades, além do comércio de animais nascidos nos criadouros comerciais.

Saiba mais sobre Legislação clicando aqui!

Para iniciar a criação de animais silvestres, primeiramente você deve identificar em qual categoria de registro você se encaixa. Veja abaixo algumas delas:

CATEGORIAS DE REGISTRO DO IBAMA

Criadouro Comercial de Fauna Silvestre Nativa e Exótica Categoria criada para permitir a criação e venda de filhotes nascidos em cativeiro, como animais de estimação. Nem todos os animais podem ser criados nessa categoria. A lista permitida está para ser publicada pelo IBAMA.
Comerciantes de Fauna Silvestre Categoria que licencia Pessoas Jurídicas para a revenda de animais silvestres em estabelecimentos comerciais. A Loja poderá revender esses animais quando forem devidamente comprados de criadouros comerciais.
Criadouros Científicos com fins de Conservação Categoria que se enquadra a criadores que possuem algum tipo de projeto de conservação em parceria com universidades e/ou pesquisadores.
Criadouros Científicos com fins de Pesquisa Categoria que licencia instituições de pesquisa e universidades para manterem criações ligadas à projetos de pesquisa.
Mantenedores de Fauna Categoria que licencia criadouros para manutenção de animais silvestres que por algum motivo, não podem mais voltar para Natureza. Esse tipo de registro não permite a reprodução dos animais do plantel.
Criadouro Comercial de Fauna Exótica Categoria que licencia criadouros para manutenção de animais exóticos.
 
Assistencia Médica Veterinária Vida Selvagem Ltda

Rua Padre Lourenço Rodrigues de Andrade, 241
Bairro: Stº Antônio Lisboa
Florianópolis - SC

Nossa empresa

Logomarca do rodapé

Razão Social: Assistencia Médica Veterinária Vida Selvagem Ltda
CNPJ: 10145398/000108
Responsável: Rogério Leonel Vieira

Últimos posts

Endereço e contatos

Rua Padre Lourenço Rodrigues de Andrade, 241 
Stº Antônio Lisboa - Florianópolis / SC
CEP: 88050-400

(48) 98809-9314
(48) 98809-9314

Fale WhatsApp