Florianópolis / SC
contato@consultoriavidaselvagem.com.br (48) 98809-9314

Peixes

Fauna - Vida Selvagem

Peixes

Os peixes são animais vertebrados, aquáticos, tipicamente ectotérmicos, que possuem o corpo fusiforme, os membros transformados em barbatanas ou nadadeiras (ausentes em grupos mais basais) sustentadas por raios ósseos ou cartilaginosos, as guelras ou brânquias com que respiram o oxigénio dissolvido na água (embora os dipnóicos usem pulmões) e, na sua maior parte, o corpo coberto de escamas.

SAIBA MAIS SOBRE AS ESPÉCIES:

Acará-bandeira (Pterophyllum scalare)

Sinonímia: “Acará-De-Véu”, “Acará-Fantasma”, “Acará-Negro”, “Pacú-Arú”. CLASSE: Actinopterygii ORDEM: Perciformes FAMÍLIA: Cichlidae TAMANHO: 10 cm de comprimento e 15 cm de altura os machos e 12 as fêmeas. Retrizes centra...

Sinonímia: “Acará-De-Véu”, “Acará-Fantasma”, “Acará-Negro”, “Pacú-Arú”.

  • CLASSE: Actinopterygii
  • ORDEM: Perciformes
  • FAMÍLIA: Cichlidae
  • TAMANHO: 10 cm de comprimento e 15 cm de altura os machos e 12 as fêmeas. Retrizes centrais de 55 cm.
  • PESO: 1,5 Kg.

LOCALIZAÇÃO/HABITAT:

Ocupa na bacia do Amazonas muitos dos rios que a compõem, tais como o próprio Rio Amazonas, Rio Tapajós, Rio Solimões, Rio Oiapoque etc, desde o Brasil, ao Peru, passando pela Colômbia e Guiana Francesa.

CARACTERÍSTICA/HÁBITOS:

Esta é uma espécie que, no seu habitat natural, vive em cardume e por isso só mostra o seu verdadeiro comportamento na convivência dos seus semelhantes. Entre eles a convivência será pacífica desde que sejam introduzidos em grupo no aquário quando juvenis. Nunca se deve introduzir indivíduos juvenis em aquários já povoados por exemplares adultos com o risco de homicídio. Nos grupos de escalares que crescem em conjunto num aquário, à chegada à fase adulta, começam a formar-se casais, o que gera conflitos entre eles, passando cada casal a defender um território. É por isso importante que o aquário tenha dimensões suficientes para que sejam definidos territórios. Um aquário de 1m de frente permite perfeitamente a manutenção de dois casais desde que a decoração o permita.

REPRODUÇÃO: Depois de formado um casal, este passa a defender um território dentro do aquário e afasta dele todos os peixes que o habitam. O local escolhido para a desova vai ser limpo com todo o cuidado por ambos os membros do casal, que pode ser uma folha larga, uma pedra ou até o vidro. Nesse local, a fêmea cola os ovos e o macho fertiliza-os, passando a defenderem-nos de todos os intrusos e a oxigenarem-nos constantemente de modo a evitarem ataques de fungos. Sempre que um ovo aparece fungado, um dos progenitores encarrega-se de o retirar de modo a evitar a propagação exponencial aos outros ovos. Os ovos eclodem passados dois dias após a postura e as larvas mantêm-se coladas ao local durante mais 5 dias, período em que se estão a alimentar do saco vitelino. No 7º dia após a postura os alevinos começam a soltar-se e a começar a nadar, altura a partir do qual é necessário começar a alimentá-los com comida líquida e artémia recém-eclodida.

DIETA: Na natureza alimentam-se à base de larvas de insetos que vivem na água e pequenos peixes que nela habitam. Em aquário são muito vorazes e fáceis de alimentar podendo-se fazê-lo à base de alimentos comerciais de qualidade complementado-se com larvas de mosquito e artémia salina congelada.

CURIOSIDADES: A água do aquário deve ter as seguintes características: PH – 6.0 a 6.8/GH – 03 a 10 dH/Temp. – 22ºC a 28ºC.

Beta (Betta splendens)

CLASSE: Actinopterygii ORDEM: Perciformes FAMÍLIA: Osphronemidae TAMANHO: aproximadamente 10 cm. PESO: 15 g. LOCALIZAÇÃO/HABITAT: Seu habitat natural é em charcos e plantações de arroz (águas de pouca ou nenhuma corrente...

Beta (Betta splendens)

  • CLASSE: Actinopterygii
  • ORDEM: Perciformes
  • FAMÍLIA: Osphronemidae
  • TAMANHO: aproximadamente 10 cm.
  • PESO: 15 g.

LOCALIZAÇÃO/HABITAT:

Seu habitat natural é em charcos e plantações de arroz (águas de pouca ou nenhuma correnteza, com baixos níveis de oxigênio). Sua origem é a região da Indonésia (sudeste da Ásia).

CARACTERÍSTICA/HÁBITOS:

Na forma selvagem, o peixe beta possui uma coloração acastanhada, com tons avermelhados e azulados nas barbatanas. Possuem órgãos chamados de labirintos que usam para respirar o ar atmosférico. Portanto, podem viver em águas com pouca quantidade de oxigênio. São agressivos (machos) e, num mesmo local, podem brigar violentamente até a morte.

REPRODUÇÃO: Possui um ritual de acasalamento, sendo que o macho solta na água uma grande quantidade de bolhas para atrair a fêmea. É o macho que fica protegendo os ovos até o nascimento dos alevinos (filhotes de peixe) .Fêmea põe de 3-6 ovos. Após fecundados eclodem em 48 horas.

DIETA: A alimentação dos Bettas deve ser feita com a comida, em forma de ração, encontrada nas lojas especializadas, com comidas vivas, (artemias, por exemplo) e até mesmo com gema de ovo cozida (mas isso deixa a água extremamente suja).

CURIOSIDADES: Ao colocar a fêmea no aquário, ela deverá estar “ovada”, ou seja, com seu ventre inchado e com algumas linhas verticais, o que indica que ela está pronta para a reprodução. É aconselhado que, antes da reprodução, os aquários do macho e da fêmea sejam colocados lado a lado para eles irem se “acostumando” um com o outro. A reprodução deve ser feita em um lugar calmo e sem a luz direta do sol. Em dias frios é aconselhada a colocação de um aquecedor de 1 (um) Watt de potência (por algumas horas) no betário para evitar o aparecimento de doenças como fungo e íctio. Na reprodução, a temperatura deve ser mantida constante em 27ºC.

Lebiste - (Poecilia reticulata)

Sinonímia: “Guppy”, “Barrigudinho”. CLASSE: Actinopterygii ORDEM: Cyprinodontiformes FAMÍLIA: Poecilidae TAMANHO: O macho pode chegar a 3,3 cm e a fêmea, a 6,5 cm. LOCALIZAÇÃO/HABITAT: Originário da América do...

  • Lebiste (Poecilia reticulata)
  • Sinonímia: “Guppy”, “Barrigudinho”.
  • CLASSE: Actinopterygii
  • ORDEM: Cyprinodontiformes
  • FAMÍLIA: Poecilidae
  • TAMANHO: O macho pode chegar a 3,3 cm e a fêmea, a 6,5 cm.

LOCALIZAÇÃO/HABITAT:

Originário da América do Sul. Normalmente encontrados em populações isoladas, habitando pequenos riachos e lagos de diversos tamanhos.

CARACTERÍSTICA/HÁBITOS:

É um dos peixes mais famosos no mundo do aquarismo, por possuir infinitos padrões de cores, formatos de cauda e etc . O macho tem uma cauda longa e bastante colorida, enquanto a fêmea é um pouco menos colorida e mais corpulenta também. Possuem temperamento pacífico, apresentam nado ágil, além de serem bem resistentes quanto à qualidade de água, sendo capazes de viver em condições variadas desde que os parâmetros sejam mantidos estáveis.

REPRODUÇÃO: Ovovivíparos. Apresentam alta fertilidade. A fêmea pode dar a luz a cerca de 100 filhotes a cada 4 ou 5 semanas, sendo o mais comum, 40 filhotes.

DIETA: São onívoros (aceitam uma grande variedade de alimentos secos,congelados e vivos). Alimentam-se de zooplâncton, pequenos insetos e detritos.

CURIOSIDADES: Devido a sua cauda muito chamativa e seu temperamento super pacífico ele é um peixe visado por “beliscadores” de cauda, portanto muito cuidado com possíveis agressores.

Plati (Xiphophorus maculatus)
  • CLASSE: Actinopterygii
  • ORDEM: Cyprinodontiformes
  • FAMÍLIA: Poeciliidae
  • TAMANHO: macho 4 cm e fêmea 6 cm.

LOCALIZAÇÃO/HABITAT:

Encontrados em lagos a lagoas do México, Guatemala e Honduras. Habitam também riach...

Tricogaster

Tricogaster (Trichogaster trichopterus)

CLASSE: Actinopterygii ORDEM: Perciformes FAMÍLIA: Osphronemidae TAMANHO: até 15 cm. LOCALIZAÇÃO/HABITAT: São encontrados desde o oeste da África até o leste e sudeste da Ásia. CARACTERÍSTICA/HÁBITOS: 

 
Assistencia Médica Veterinária Vida Selvagem Ltda

Rua Padre Lourenço Rodrigues de Andrade, 241
Bairro: Stº Antônio Lisboa
Florianópolis - SC

Nossa empresa

Logomarca do rodapé

Razão Social: Assistencia Médica Veterinária Vida Selvagem Ltda
CNPJ: 10145398/000108
Responsável: Rogério Leonel Vieira

Últimos posts

Endereço e contatos

Rua Padre Lourenço Rodrigues de Andrade, 241 
Stº Antônio Lisboa - Florianópolis / SC
CEP: 88050-400

(48) 98809-9314
(48) 98809-9314

Fale WhatsApp